Campanha sobre os patrimônios culturais da Bahia vai até domingo

 

Até domingo (18), a Secretaria Estadual de Cultura (Secult), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), realiza campanha sobre os bens culturais da Bahia protegidos oficialmente por instâncias estaduais, federais e internacionais. A iniciativa, que começou no último dia 3, pretende despertar maior consciência participativa do cidadão para a proteção efetiva desses patrimônios baianos.

 

São exibidos dados e fotos sobre os centros históricos de Salvador e Caetité, as cidades de Cachoeira e São Félix, a arquitetura art déco e modernista em Salvador, bens imateriais, como o Ofício de Vaqueiros, e os Circuitos Arqueológicos da Chapada Diamantina.

 

A campanha se utiliza de 442 inserções em rádios AM e FM de Salvador e 3.700 em cidades do interior, como Ilhéus, Itabuna, Valença, Eunápolis, e toda a região do recôncavo baiano. Em Salvador, além de inserções em rádios, foram produzidos outdoors e busdoors.

 

Segundo o diretor do Ipac, Frederico Mendonça, a publicidade complementa as ações de formação cidadã, educação patrimonial e a política pública do instituto. “Informar e comunicar é obrigação legal e determinação federal, além de ser imprescindível para mobilizar a população para a proteção e a preservação”.

 

Ele explicou que a campanha tem como tema Conheça, Valorize e Preserve. A primeira etapa deste ano informa quais são os bens culturais. Já em 2013 serão promovidas a valorização e a preservação.